A blogueira francesa com mania de fermento

Manter um levain vivo, ao contrário do que pode parecer, não é algo difícil, apenas trabalhoso, ensina a francesa Janiffer Benoit, blogueira e boulangère por paixão. Em seu blog (http://aulevain.canalblog.com/), dedicado exclusivamente ao tema, é possível encontrar tudo sobre fermento natural: de como iniciar um novo pé até receitas.

O Estado de S.Paulo

28 Maio 2009 | 03h41

A especialista acha que fazer um bom fermento é fundamental, mas tem seus segredos. "Nada pode ser mais fácil se as condições certas estiverem reunidas", diz. E para ela, tais condições são: farinha, de preferência orgânica, água, atenção e tempo. "São os únicos e indispensáveis pré-requisitos", diz.

"Os levains são como bebês - únicos e requerem atenção especial", diz Jane. Mãe de cinco filhos, ela sabe o que diz. E conta que foi justamente buscando o melhor para os filhos que começou a se interessar pela fermentação natural. Acabou virando mania e hoje, em sua casa não entram pães - eles saem, diariamente, do forno.

Para quem pretende se iniciar nas artes do fermento natural ela recomenda a criação de um pé de 100% de hidratação, ou seja: uma parte de farinha para uma de água. "Ele trabalha mais rápido e pode ser facilmente corrigido", diz. Veja o passo a passo ilustrado da iniciação no blog da francesa.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.