A gincana

A eleição do ícone da década foi uma gincana de quatro etapas. A primeira, ancorada em um blog, determinou as 30 categorias da retrospectiva. Os leitores selecionaram opções a partir de uma lista inicial e indicaram outras. O site recebeu 3.842 votos. As três categorias mais votadas foram descoberta científica, fato que alterou a história e atleta.

, O Estadao de S.Paulo

30 Dezembro 2009 | 00h00

Na segunda etapa, a mais desafiadora, jornalistas da casa e leitores iniciaram uma discussão para montar uma lista de candidatos em cada categoria. Um time de 30 jornalistas de O Estado de S. Paulo, do Jornal da Tarde e do estadao.com.br foi responsável pela moderação. Recebemos 2.466 comentários.

Determinados os candidatos, o pleito que ocorreu na terceira semana da gincana mobilizou torcidas em outros sites e obteve 520.234 votos. Foram 30 vencedores, um por categoria, que você conhecerá nas próximas páginas.

Finalmente, entre os escolhidos em cada categoria, ocorreu a eleição do "ícone dos ícones", cuja escolha foi compartilhada entre o voto dos leitores e a opinião dos jornalistas que moderaram a discussão no decorrer do mês.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.