JF Diório/AE
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Abrir, beber e amassar

A cerveja em lata veio ao mundo sob a marca Gottfried Krueger's Finest Beer, lançada em Nova Jersey em 1933, nos Estados Unidos, pouco tempo depois do fim da Lei Seca americana. Práticas, baratas e mais fáceis e seguras de transportar, as latas revolucionaram o mercado e não tardaram a ganhar o mundo industrial.

Daniel Telles Marques, especial para o Estado, O Estado de S.Paulo

15 Agosto 2013 | 02h54

Apesar da praticidade, são inviáveis para alguns estilos de cerveja. A intensa carbonatação transforma as champenoises e as cervejas vivas (não filtradas nem pasteurizadas) em "explosivos de mão". Já as de receita muito ácida, como as lambics, podem reagir com o metal e adquirir gosto indesejado. Não é o caso das lagers industrializadas brasileiras, embora haja quem defenda serem melhores em garrafa que em lata, alegando que as enlatadas ganham gosto de ferrugem vindo do alumínio. Ledo engano: as reações nessas cervejas são praticamente imperceptíveis ao nosso paladar.

Mesmo onipresente em churrascos e na praia, a latinha ainda não virou moda entre os cervejeiros artesanais brasileiros. Quando veio a São Paulo lançar sua Cacau IPA, Samuel Cavalcanti, da cervejaria curitibana Bodebrown, falou da vontade de se juntar a outros produtores da cidade para comprar uma envasadora de latas. O principal motivo é simples: a lata diminui o custo de produção e distribuição (transportar vidro é caro, arriscado e pesado).

O projeto ainda não prosperou entre as cervejarias artesanais curitibanas - nem brasileiras de forma geral - e todas continuam acumulando mais vidro a cada nova rodada.

No copo, e longe das planilhas de custos, latas têm uma vantagem clara sobre o vidro: um dos defeitos mais comuns entre as cervejas mal armazenadas, o lightstruck, causado pela ação da luz nas bebidas, dificilmente ocorre nas latinhas.

Para a prova desta semana, fizemos uma seleção de cervejas artesanais enlatadas e importadas disponíveis no mercado brasileiro. E convidamos dois cervejeiros caseiros, Paulo Barros e Dino Santesso, para participar da degustação. Confira ao lado o que a dupla e o repórter acharam das cervejas.

Gordon Finest Chrome

Origem: Bélgica

Preço: R$ 11,90 (500 ml), no nonobier.com.br.

É cerveja indicada para acompanhar as comidas gordurosas e condimentadas. O álcool corta a gordura e refresca. Corpo correto para a potência alcoólica. Aromas: adocicados e frutados. Sabores: baixa acidez e baixo amargor enfrentam bem a doçura elevada. Vai bem com: feijoada, bolinho de bacalhau e croquete de carne.

Boddingtons Draught Bitter

Origem: Inglaterra

Preço: R$ 16 (500 ml), no Empório Alto dos Pinheiros.

O baixo teor alcoólico e a leveza deixam esta cerveja parecida com um refrigerante de cevada (chega a ser aguada). Refrescante e quase sem retrogosto. Aromas: floral, herbáceo e terroso leves. Sabores: terra também aparece no gosto. Amargor baixo, doçura e acidez quase imperceptíveis. Vai bem com: queijos cremosos, peixe e batata frita.

Wychwood Hobgoblin

5,5%

Origem: Inglaterra

Preço: R$ 20 (500 ml), no Empório Alto dos Pinheiros.

Os lúpulos ingleses não decepcionam: conferem os esperados aromas e sabores terrosos, além de arrematar o gole causando secura. Foi a melhor das cervejas provadas na seleção, graças ao equilíbrio perfeito entre malte e lúpulo. Aromas: condimentados, herbáceos e adocicados. Sabores: amargor e dulçor de médios para altos, acidez de média para baixa. Textura seca. Vai bem com: carnes com molhos condimentados e costelinha de porco acompanhada de molho barbecue.

Kronenbourg 1664

Origem: França

Preço: R$ 12,90 (500 ml), na cervejastore.com.br.

A leveza e discrição dos saborese aromas dão flexibilidade a esta cerveja de espuma persistente e cor clara. No copo, apresentou um leve cheiro de vegetal cozido, característica não desejável. É leve e seca. Aromas: herbáceo, frutado e adocicados leves. Sabores: amargor baixo, dulçor médio e acidez baixa. Vai bem com: peixes grelhados e queijos brancos.

ONDE

Empório Alto dos Pinheiros. R. Vupabussu, 305, Pinheiros, 3032-5514

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