Acaraú e Barbalha-CE têm trânsito mais violento do País

Não foi apenas pela quantidade de homicídios que o Nordeste ganhou um perfil mais violento. Segundo o Mapa da Violência/2011, divulgado hoje pelo Instituto Sangari e o Ministério da Justiça, as duas cidades com o trânsito mais violento do país, proporcionalmente, são Acaraú (com 10 mil habitantes) e Barbalha (52 mil habitantes), ambas no litoral do Ceará.

LISANDRA PARAGUASSU, LÍGIA FORMENTI E RAFAEL MORAES, Agência Estado

24 de fevereiro de 2011 | 12h52

Barbalha tem o trânsito mais violento na população em geral. Em 2008, a cidade registrou 109 mortes, o que dá uma taxa de 207,6 mortes por 100 mil habitantes. Já Acaraú é a mais violenta para os jovens, com uma taxa de 280,3 mortes por 100 mil habitantes.

Dos cinco Estados em que o número de mortes no trânsito em geral (população jovem e não jovem) aumentou mais de 100%, quatro estão no Nordeste: Maranhão, Paraíba, Piauí e Sergipe. O quinto é o Tocantins. Entre os jovens, o Nordeste concentra cinco dos seis Estados com mais mortes. Além dos quatro já citados, a Bahia também está entre os que a morte de jovens cresceu mais de 100%.

A taxa de óbitos por acidentes de transporte (entre população jovem e não jovem) sofreu redução de 10,9% nas capitais do país. Mas a taxa de óbitos entre jovens nas capitais cresceu 4,3%. O maior risco de morte ocorre na faixa etária de 20 anos: 34,6 por 100 mil em 2008.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.