Achado sinal de passagem de galáxia anã pela Via-Láctea

Um grupo de astrofísicos encontrou novasevidências observáveis do cruzamento, nas proximidades do SistemaSolar, de uma corrente de estrelas pertencente à galáxia anã deSagitário com a Via-Láctea. A galáxia anã de Sagitário é um sistema de estrelas que viaja emtorno da Via-Láctea, e que está em processo de destruição. Os resultados desta pesquisa, da qual participaram cientistas doInstituto de Astrofísica da região espanhola da Andaluzia - ConselhoSuperior de Pesquisas Científicas (CSIC) -, foram publicados narevista The Astrophysical Journal. O CSIC informou que o estudo fornece provas para apoiar osmodelos teóricos, ao encontrar evidências observáveis de que a correntede estrelas cruza o plano galáctico em uma posição muito próxima aoSistema Solar.As conclusões abrem uma grande oportunidade para a busca dematéria escura no Sistema Solar, já que alguns grupos de pesquisaespeculam que o pedaço da corrente estelar de Sagitário quepossivelmente cruza a Via-Láctea deveria conter consideráveisquantidades desta matéria. A galáxia anã de Sagitário foi descoberta por acaso, em 1994, porpesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Posteriormente, pesquisadores do Instituto de Astrofísica dasCanárias estudaram a interação desta galáxia com a Via-Láctea edemonstraram que Sagitário está em um avançado processo dedesintegração.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.