Açougue-restaurante? Não, é bistrô de carnes de Claude Troisgros

O CT Boucherie acaba de virar realidade e a clientela já faz fila na porta

Olívia Fraga,

16 de dezembro de 2010 | 10h14

 

Há um ano, Claude Troisgros prometeu abrir um açougue-restaurante no Rio, do jeito que costumava ver na infância e adolescência em Paris. Pois seu CT Boucherie acaba de virar realidade, agora aberto ao público (a casa passou os últimos meses em soft opening). Já faz fila na porta.

O bistrô com 50 lugares, instalado em um cobiçado endereço do Leblon - ao lado do Leblon Spot, um hostel design, esmera-se em servir cortes de carne premium, grelhados na chapa. No cardápio de tira-gostos, a presença de ostras, jamón ibérico de bellota e chourizos reflete a moda dos petiscos de grife na cartilha do que se vê em São Paulo.

CT Boucherie não é um açougue-restaurante, mas um bistrô de carne que, na decoração, evoca as boucheries francesas e reverencia a figura do açougueiro. Da França, o chef Pierre Troisgros (pai de Claude) mandou de presente tábuas de carne, facas e os desenhos dos cortes bovinos e caprinos que preenchem as paredes do restaurante. "A região de Roanne é conhecida pelo gado charolais. Nossa família é muito ligada à carne", conta Thomas Troisgros, neto de Pierre, filho de Claude e co-autor do menu da casa. Entre os acompanhamentos servidos, estão risoto de quinoa com palmito pupunha e minilegumes orgânicos.

"É uma steakhouse diferente. O cliente escolhe o corte e variamos os acompanhamentos. Talvez a gente passe a servir miúdos no prato do dia", diz Thomas, que deixou para depois os planos de abrir uma casa em SP.

 

CT Boucherie

R. Dias Ferreira, 636, Leblon, Rio de Janeiro, 21/2529-2329

 

 

Veja também:

linkSistema panetário

linkEspanha contemporânea na Vila Nova Conceição

linkA migração dos camarões à provençal do La Paillote

linkO símbolo pagão do Natal cristão

linkDois donos vão poder exibir o prato-troféu

linkPara colocar debaixo da árvore

linkEles são os mais novos donos de 120 kg de café

linkCafés e equipamentos a uma clicada de distância

blog Blog do Paladar

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.