Adolescente filipino é o homem mais baixo do mundo, diz Guinness

Junrey Balawing, de uma cidade remota no sul das Filipinas, tem pouco menos de 60 centímetros e foi declarado oficialmente o homem mais baixo do mundo pelo livro Guinness, de recordes mundiais.

REUTERS

13 Junho 2011 | 10h57

Balawing, que acabou de completar 18 anos, tem 59,9 centímetros de altura, superando o detentor anterior do título Khagendra Thapa Magar, do Nepal, de 67,08 centímetros.

A equipe do Guinness fez a declaração oficial no domingo, na cidade de Sindangan, onde Balawing vive, em seu 18o aniversário. Candidatos ao título devem ter ao menos 18 anos de idade.

"Estamos contentes nesse dia. Estamos orgulhosos de Junrey," disse sua mãe, Concepción.

A equipe do Guinness, liderada pelo editor-chefe, Craig Glenday, mediu a altura e a largura de Balawing antes de declará-lo como homem mais baixo do mundo e entregar um certificado ao filipino.

O pai de Balawing disse que seu filho, o mais velho de três, parou de crescer em seu primeiro ano de vida. A fala do jovem também é atrofiada e suas conversas são limitadas a frases curtas.

Balawing permanece a maior parte do tempo em casa e precisa de assistência para se deslocar. A estatura do adolescente o tem impedido de frequentar a escola.

Apesar da homenagem não significar um prêmio em dinheiro, Glenday disse que a equipe espera divulgar o caso de Balawing e atrair a atenção de especialistas médicos que poderiam ajudá-lo. Médicos locais não conseguiram explicar seu problema de crescimento.

Balawing, sorridente, comemorou seu 18o aniversário com bexigas e um bolo.

Mais conteúdo sobre:
GUINESSBAIXO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.