Advogado quer que assassino norueguês seja declarado são

Anders Behring Breivik, autor confesso da chacina que vitimou 77 pessoas no ano passado na Noruega, deve ser declarado mentalmente capaz de assumir seus atos, disse seu advogado ao tribunal nesta sexta-feira, rejeitando o pedido da promotoria, que deseja qualificá-lo como juridicamente incapaz.

VICTORIA KLESTY, REUTERS

22 de junho de 2012 | 09h38

Se for declarado insano, Breivik deve ser internado em um manicômio judicial, em vez de cumprir pena de prisão.

"Breivik deseja ser punido por suas ações -- ou seja, ser tratado como criminalmente são pela corte", disse o advogado Geir Lippestad.

"Se olharmos os direitos humanos básicos e levarmos em conta que o réu tem um projeto político - ver suas ações como uma expressão de doença é retirar um direito humano básico, o direito de assumir as responsabilidades pelas próprias ações", afirmou Lippestad.

Peritos psiquiátricos apresentaram laudos conflitantes sobre a sanidade de Breivik, que em 22 de julho detonou uma bomba em meio a prédios públicos de Oslo, e em seguida matou a tiros 69 pessoas, a maioria adolescentes, num acampamento do governista Partido Trabalhista numa ilha próxima à capital.

Ele disse que queria punir os trabalhistas por seu apoio ao multiculturalismo e à imigração.

Para comprovar sua tese de motivação política, Lippestad disse que Breivik poupou na ilha de Utoeya algumas pessoas que ele considerou não serem politicamente ativas, e preferiu cometer a chacina no acampamento trabalhista em vez de abater pessoas indiscriminadamente nas ruas de Oslo.

A defesa também alega que todos os que mantêm contato com Breivik desde sua prisão o descrevem como calmo e comportado. "Não há sinais de violência nessas relações. Não foi a violência que tem sido o motor da sua vida", disse Lippestad.

Tudo o que sabemos sobre:
NORUEGABREIVIKINSANO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.