Aerofólio vira acessório da moda

Em carros sem aptidão esportiva, função do item é meramente estética

Marcelo Fenerich, do Jornal da Tarde,

07 de março de 2008 | 14h43

Item comum em modelos esportivos, o aerofólio cada vez mais equipa também veículos de pequeno porte. A função primordial do equipamento é melhorar a aerodinâmica, contribuindo para a dirigibilidade e estabilidade.Segundo Harley Bueno, diretor da Associação de Engenharia Automotiva (AEA), mesmo nos modelos superpotentes, o dispositivo só começa a funcionar acima de 80 km/h. Como pressiona o carro contra o solo, em velocidades inferiores a essa sua ação aerodinâmica é desprezível.O especialista explica que para ser eficiente, a carroceria do veículo deve ter sido projetada para receber o equipamento. 'É o caso de modelos da Ferrari, Porsche e Lamborghini, por exemplo.'EstéticaAtualmente, é comum ver modelos como Fiat Palio, VW Gol e Chevrolet Celta, por exemplo, saírem de fábrica com esse equipamento. Nesses casos, a função é meramente estética.'Eles não influenciam na estabilidade, servem apenas para garantir aparência mais esportiva', diz Bueno. Também é possível colocar o item fora da fábrica, tanto em concessionárias como em lojas independentes. 'Mas se não for adequadamente instalado, o equipamento pode causar prejuízos, como aumento de consumo', explica Bueno.Quanto custaNas autorizadas Chevrolet, por exemplo, instalar um aerofólio no Celta custa entre R$ 350 e R$ 590. No caso da Ford, os distribuidores cobram de R$ 400 a R$ 690 para colocar o acessório no Ka. Na Fiat o valor da instalação para um Palio vai de R$ 350 a R$ 550. No VW Gol, custa entre R$ 300 e R$ 588.A Fiat recomenda só utilizar acessórios homologados pela fábrica. Isso porque se outros componentes do carro forem afetados na instalação, o cliente pode perder a garantia do veículo.De acordo com informações da TG Poli, fabricante de acessórios automotivos, seus aerofólios são instalados utilizando-se apenas fitas adesivas e travas de aço - a carroceria não precisa ser furada. Os preços variam de R$ 100 a R$ 600, dependendo do tamanho.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.