Agência lança guia para produção de pão com menos sódio

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai ensinar padarias a fazer pão com menos sal. Considerado um dos responsáveis pelos altos índices de sódio na dieta do brasileiro, o alimento é tema do primeiro volume do Guia de Boas Práticas Nutricionais, preparado para orientar serviços de alimentação a preparar um cardápio com menores teores de sal, açúcar e gordura.

LÍGIA FORMENTI / BRASÍLIA, O Estado de S.Paulo

06 de janeiro de 2012 | 03h03

A adoção das dicas é voluntária e segue o espírito do termo de compromisso de redução de sódio nos alimentos, acordado entre associações de indústria de alimentos e de panificação e o governo em 2011. O acordo traz um cronograma para a redução da adição de sódio de produtos, entre ele, pão, bisnaga e massas instantâneas.

O consumo do produto do sal no País é considerado alto - 9,6 gramas por dia, quase o dobro do limite de 5 gramas diárias recomendada pela Organização Mundial da Saúde. A justificativa procede: estudos associam a dieta rica em sal a doenças como hipertensão, problemas cardiovasculares, renais e cânceres.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.