ANP libera documentação para Chevron voltar a produzir

A diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, disse que liberou nesta segunda-feira a documentação de segurança operacional para a plataforma da Chevron no campo de Frade. Com isso, a Chevron pode voltar a produzir, embora ainda não haja data marcada para isso acontecer. A ANP já havia liberado a produção, nos últimos dias.

SABRINA VALLE, Agência Estado

15 de abril de 2013 | 16h13

Magda disse que a produção deve ficar inicialmente em 20 mil barris/dia, ante os cerca de 60 mil b/d que estavam em produção quando houve vazamento de óleo em novembro de 2011. O pico de produção ficou na casa de 80 mil b/d. A ANP autorizou a Chevron a produzir e a perfurar poços rasos, mas não para fazer injeção ou perfurar poços profundos.

A agência ainda avalia as causas do segundo incidente em Frade, no ano passado, e não tem data marcada para conclusão. Magda diz que ainda há exsudação no local, com vazamento de gotículas, mas que a reguladora acompanha com atenção e a pressão do reservatório está controlada. Magda disse que, neste caso, produzir petróleo ajuda a regular a pressão do reservatório.

Tudo o que sabemos sobre:
ambienteChevrondocumentoprodução

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.