Anúncio "imoral" de remédio para impotência irrita chineses

Durante a madrugada, as televisões chinesas mostram vários anúncios sobre produtos milagrosos que, por exemplo, prometem aumentar o tamanho dos seios e a altura dos homens

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Por Agencia Estado
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A propaganda de um remédio contra a impotência com "propriedades milagrosas" para que os executivos possam conquistar suas secretárias e clientes tem escandalizado os internautas chineses, informa a agência Xinhua. Os fóruns de discussão da internet ficaram cheios nesta semana de comentários de usuários criticando a "imoralidade" do anúncio e das televisões que o veiculam, que já receberam uma denúncia formal. O remédio "Sheng Di Mei Li Jian" (literalmente, "a atração da dureza do imperador sagrado") é anunciado como uma substância para ter sucesso nos negócios com o sexo feminino, sejam subalternas ou clientes. A propaganda mostra executivos chineses em situações diferentes, explicando as vantagens do produto e olhando maliciosamente para suas secretárias. No comercial, um colega de trabalho pergunta a um homem de negócios de meia idade: "Senhor Zhao, como conseguiu assinar este contrato?". "Para tratar com este tipo de cliente feminino, tenho meus truques", responde Zhao, mostrando uma caixa do remédio. "Todo o segredo está aqui", diz. "Este anúncio é de muito pouca vergonha. Para tudo existe um limite moral. (O anúncio) utiliza situações sexuais como uma atração", critica um internauta no fórum popular "mop.com". A propaganda, que dura 10 minutos e é veiculada a partir da meia-noite, foi retirada do canal de televisão regional da província de Shanxi, mas ainda pode ser assistida em outros canais das províncias de Shaanxi e de Hebei (todas no norte da China). O diretor comercial da Shanxi Television, chamado Gao, disse ao site de notícias "Sina.com" que a Direção de Indústria e Comércio da província e a de Rádio e Televisão estão investigando o caso. Gao não explica como um anúncio deste tipo passou pelo estrito controle do governo, que tenta evitar a todo custo os conteúdos que possam "corromper" as mentes de seus cidadãos. Uma lei de 2004 estabelece que todas as propagandas "devem obedecer à construção de uma moral socialista", além de "beneficiar a saúde mental do povo", e proíbe a publicidade de conteúdo pornográfico ou sexual - o que afetou os preservativos, apesar da incidência da aids. O anúncio diz ainda que o remédio "é um produto necessário para homens que fazem viagens de trabalho" e mostra, em outro momento, uma mulher se insinuando para um executivo que acaba de consumir a substância. O "remédio", importado dos Estados Unidos e distribuído pela Companhia de Ciência Biológica de Pequim, é descrito na publicidade como "um bom presente entre executivos", já que "com este produto conquistará sua secretária ou cliente". Durante a madrugada, as televisões chinesas mostram vários anúncios sobre produtos milagrosos que, por exemplo, prometem aumentar o tamanho dos seios e a altura dos homens.

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