Ao vencedor, um trivial pargo com limão-cravo

Quem é o cozinheiro promissor de 2010? Leandro, do restaurante Lorena 1989

09 de dezembro de 2010 | 09h46

 

Um prato cheio de ideias, uma pitada de nervosismo e uma boa dose de competência foram ingredientes que marcaram a edição 2010 do Prêmio Paladar Novos Talentos. Dez cozinheiros promissores, indicados pelos chefs dos restaurantes em que trabalham, estiveram à prova semana passada, no Centro Universitário Senac. Tinham de preparar um prato trivial brasileiro, com carne ou peixe e acompanhamentos.

Enfrentaram o fogão e a avaliação de três jurados: Neide Rigo, nutricionista e autora do blog Come-se; Zenir Dalla Costa, coordenadora do curso de gastronomia do Senac; e Luiz Américo Camargo, editor executivo de suplementos do Estado e crítico de restaurantes. O resultado foi anunciado ontem, durante a festa do Prêmio Paladar, no Hotel Grand Hyatt São Paulo.

O vencedor deste ano foi o jovem Leandro do Nascimento Linhares, de 22 anos, cozinheiro do Lorena 1989. Ele fez um pargo na chapa com limão-cravo queimado, purê de abóbora-moranga e taioba. "Escolhi um peixe do dia a dia do brasileiro para dar a ideia do trivial", disse, enquanto cozinhava. Linhares passou por outros dois restaurantes antes do Lorena 1989, sob o comando do chef Leo Botto. "Comecei a trabalhar na cozinha porque gosto muito. Mas ainda não tive condições de fazer um curso."

Rachel Condrianschi, do La Brasserie Erick Jacquin, e Jefferson de Oliveira Santana, do La Mar, vencedores do Prêmio Paladar Novos Talentos de 2008 e 2009, respectivamente, continuam nos mesmos restaurantes. Mas foram promovidos. Rachel, que venceu o concurso com um cuscuz paulista com chantilly de camarão, teve o prato incluído no menu do Le Buteque, também de Jacquin, e já assumiu o posto de primeira cozinheira. Santana, que fez uma galinhada com creme de mandioca e pequi, conta que o prêmio lhe rendeu promoção e até convites de emprego recusados.

 

 

Veja também:

linkSofisticação gelada

linkNão deu para escapar? Relaxe e beba

linkEstá de drinques comigo?

linkAzeitonas em alta voltagem

linkDê um banho de loja no seu bar

link'Panelinha' vai para perto do fogão

blog Siga o blog do Paladar

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.