Após 41 dias, previsão é de chuva hoje

Depois de 41 dias sem chuva e dos recordes de baixa umidade registrados na semana passada, São Paulo deve voltar a ter precipitações nestas terça e quarta-feira, graças à passagem de uma frente fria. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta segunda-feira a capital registrou 58% de umidade relativa do ar. A Defesa Civil aponta que o nível ideal deve ser em torno de 60%. A temperatura também deve cair. O recorde na cidade é de 61 dias sem chuvas, em 1985.

JULIANA DEODORO, Agência Estado

28 de agosto de 2012 | 10h05

A meteorologista do Inmet Neide Oliveira explica que a massa de ar seco que estava estacionada sobre o Estado enfraqueceu e permitiu que um sistema de ar frio vindo do oceano trouxesse mais umidade. "Como a massa de ar por trás desse sistema está muito forte, ela conseguiu influenciar todo o Estado, especialmente a capital."

A umidade trouxe também queda nos termômetros. A previsão da Climatempo é que a máxima fique em 23ºC nesta terça-feira e 21ºC na quarta-feira. Na semana passada, a média na capital foi de 27ºC.

As temperaturas amenas trazidas por essa frente fria não devem, no entanto, permanecer até o fim da semana. Segundo Neide Oliveira, na quinta-feira a massa de ar já volta para o oceano. "Na quinta a temperatura sobe para 24ºC e, no dia seguinte, para 28ºC. A umidade diminui, mas não vamos chegar no estado crítico registrado na semana passada." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Tudo o que sabemos sobre:
climaSPchuva

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.