PUBLICIDADE

Aposte nas farinhas

Feitas de cascas de frutas, elas contribuem para o bom funcionamento do organismo e ajudam a emagrecer

Por Marcela Rodrigues Silva - O Estado de S.Paulo
Atualização:

Quando descartamos as cascas das frutas que consumimos, ignoramos a riqueza de seus nutrientes. Com tantas vitaminas e fibras quanto a polpa, esta parte antes tão desprezada também está se popularizando graças a uma nova forma de consumo. De maracujá, maçã, uva, laranja e até de banana verde, as farinhas de casca de fruta podem fazer o organismo funcionar melhor e até auxiliar numa dieta de emagrecimento.

PUBLICIDADE

"Acrescentar esse tipo de farinha à alimentação de todos os dias é uma maneira barata e prática de consumir fibras vegetais", afirma a nutróloga Sylvana Braga, membro da Academia Brasileira de Medicina Antienvelhecimento.

Especialista em nutrição funcional, Priscila Di Ciero explica que, de maneira geral, as farinhas de fruta contribuem para o bom funcionamento do intestino e para a saciedade da fome, por isso atuam no emagrecimento. "Por causa das fibras, elas tornam mais lenta a absorção de carboidratos e gorduras. Assim, há controle de glicemia e de colesterol no sangue", orienta Priscila.

Nessa versão, a casca de fruta também pode garantir um benefício específico. A farinha de banana verde, por exemplo, é indicada para diabéticos por controlar a glicose (leia mais no texto ao lado). É claro que, para alcançar esse objetivo, é preciso ter outros hábitos saudáveis. Segundo a nutricionista Thais Souza, da Rede Mundo Verde, o consumo de fibras deve ser acompanhado da ingestão de muitos líquidos, especialmente água.

 

Duas colheres de sopa por dia são suficientes para desfrutar dos benefícios desse tipo de farinha. Mas atenção: ela não substitui nenhuma refeição. Deve, sim, ser adicionada a outros pratos, como iogurtes, sopas, vitaminas, sucos, saladas e purês. E também não pode ser usada como farinha branca, mais comum em receitas.

Caseira. Facilmente encontrada em casas de produtos naturais, a farinha de casca de fruta também pode ser feita em casa (confira na página ao lado). Nesse caso, é preciso ter alguns cuidados: armazene em pote de vidro, bem tampado e longe da umidade; consuma em um mês; e higienize bem, deixando as frutas de molho por 15 minutos em 1 litro de água com 1 colher das de sopa de água sanitária.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.