Atibaia já tem 900 famílias atingidas por alagamento

Subiu para 900 o número de famílias afetadas pelos alagamentos em Atibaia, cidade do interior de São Paulo, segundo informações da Defesa Civil municipal de hoje. O excesso de chuvas e o transbordamento das represas Atibainha e Jaguari, do Sistema Cantareira, ajudaram a elevar o nível do Rio Atibaia de ontem para hoje, provocando os alagamentos. Ainda de acordo com o órgão, são 150 famílias desalojadas - as que podem contar com ajuda de vizinhos e familiares - e 66 desabrigadas - pessoas que perderam tudo e precisam dos abrigos públicos -, em 15 bairros que foram atingidos.

SOLANGE SPIGLIATTI, Agencia Estado

27 de janeiro de 2010 | 14h05

As chuvas fortes das últimas semanas, de acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), elevaram a quantidade de água armazenada em várias represas de São Paulo, especialmente as do Sistema Cantareira. O volume de chuva em dezembro de 2009 e nos primeiros dias de janeiro deste ano é excepcional e, em um dos casos (represa Jaguari), é o maior ocorrido nos últimos 70 anos.

O caso mais significativo é o das represas Atibainha e Cachoeira que, na manhã de ontem recebiam 70 m³ por segundo de água dos rios que as formam e retinham cerca de 75% desse volume de água, deixando passar apenas 18 m³ por segundo para o Rio Atibaia.

Tudo o que sabemos sobre:
chuvaSPAtibaiaalagamentorepresas

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.