Atividade na indústria de SP cresce 2% em junho sobre maio

A atividade industrial paulista cresceu em junho frente ao mês anterior, mas manteve-se em forte queda em relação aos patamares do ano passado.

REUTERS

29 Julho 2009 | 11h36

O Índice de Nível de Atividade (INA) subiu 2 por cento em junho frente a maio, segundo dados com ajuste sazonal divulgados nesta quarta-feira pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Sem ajuste, o índice avançou 0,4 por cento.

Na comparação com junho de 2008, a atividade caiu 12,8 por cento.

No ano, o INA acumula baixa de 14,1 por cento. Nos últimos 12 meses, o índice tem queda de 6,8 por cento.

O nível de utilização da capacidade instalada, de 80 por cento em junho, ficou praticamente estável em relação a maio, quando foi de 79,9 por cento, mas caiu na comparação com os 83,4 por cento de junho de 2008.

Entre os setores pesquisados, o de Máquinas e equipamentos foi um dos destaques, com crescimento de 4,6 por cento em junho ante maio, com ajuste. Já em relação ao ano passado, o setor apresentou um tombo de 29,2 por cento.

A Fiesp divulgou ainda o Sensor da indústria --um termômetro do humor dos empresários--, que subiu para 53,9 pontos na segunda quinzena de julho, ante 52,9 na primeira metade do mês.

(Reportagem Daniela Machado)

Mais conteúdo sobre:
MACRO INA JUNHO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.