ATUALIZA 1-Governo lança plano de R$54,2 bi para portos

O governo federal anunciou nesta quinta-feira um plano para investimentos de 54,2 bilhões de reais em portos até 2017, num esforço para melhorar a infraestrutura do país, um dos principais gargalos para o crescimento econômico.

Reuters

06 Dezembro 2012 | 13h13

"Vamos exigir cumprimento de metas e de resultados", afirmou a presidente Dilma Rousseff.

O plano inclui os portos Santos, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Itaqui, Pecém, Suape, Porto Alegre e Paranaguá, entre outros.

A maior parte do investimento --31 bilhões de reais-- será feita em 2014 e 2015, com o restante nos dois anos seguintes. O programa inclui linha de financiamento a TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) mais 2,5 por cento.

O critério para licitações de portos será a da maior movimentação de carga combinada com menor tarifa e não mais o maior pagamento de outorgas, afirmou o ministro dos Portos, Leônidas Cristino, nesta quinta-feira.

O governo fará chamadas públicas para terminais de uso privativo e o pacote prevê ainda 2,6 bilhões de reais em investimentos para acesso aos portos.

O plano prevê, já para 2013, aumento no número de práticos que atuam na manobra de embarcações, com concurso para novas contratações sendo realizados em janeiro.

O anúncio do plano ocorre quase quatro meses após o governo ter divulgado um pacote de concessões de ferrovias e rodovias que prevê investimentos totais de 133 bilhões de reais ao longo de 25 anos.

(Reportagem de Leonardo Goy e Jeferson Ribeiro)

Mais conteúdo sobre:
TRANSPORTES PLANO PORTOS ATUA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.