Avalanche mata 9 em Kosovo com onda de frio na Europa

Nove pessoas foram mortas quando uma avalanche atingiu o vilarejo de Restelica, no sul de Kosovo, afirmaram autoridades neste domingo, somando mais de 500 mortos por causa da neve e do forte frio que atingem a Europa nas últimas duas semanas.

REUTERS

12 de fevereiro de 2012 | 13h39

Na Polônia, o Ministério do Interior afirmou que 20 pessoas morreram nas últimas 24 horas por causa do tempo frio, levando a taxa deste ano até o momento para pelo menos 100 pessoas no país. Um porta-voz disse que as últimas vítimas congelaram até a morte ou foram sufocadas ou mortas por incêndios devido à aquecedores defeituosos ou improvisados.

A avalanche de Kosovo cobriu cerca de 15 casas no sábado, mas apenas duas estavam ocupadas no momento.

Uma pessoa está desaparecida e uma menina de aproximadamente seis anos foi achada viva no sábado à noite, após moradores e serviços de emergência ajudarem a cavar a neve das casas. Ela foi levada ao hospital.

"O número atual de mortos é nove agora, e nós acreditamos que ainda há uma pessoas desaparecida", afirmou o porta-voz da Força de Segurança de Kosovo Ibrahim Shala.

As temperaturas desabaram em partes da Europa para próximo de 40 graus Celsius negativos, no fevereiro mais frio que a região viu em décadas. Meteorologistas dizem que isso pode se perdurar até o final do mês.

Em Kosovo, três pessoas morreram e duas crianças foram machucadas na quinta-feira quando um recipiente de gás que a família estava usando para se aquecer explodiu.

O governo de Kosovo ordenou que as escolas continuasses fechadas por mais uma semana, devido à previsão de mais neve. A polícia afirmou que muitas áreas inabitadas foram completamente isoladas.

(Reportagem de Fatos Bytyci em Pristina, Aleksandar Vasovic em Belgrado e Rob Strybel em Varsóvia)

Tudo o que sabemos sobre:
AVALANCHEKOSOVO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.