Bacon para a sobremesa

Mark Bittman - The New York Times,

13 Janeiro 2011 | 08h59

A quase onipresença do bacon só ocasionalmente se estendeu à bandeja de sobremesas, mas talvez não seja uma má ideia. Já me ofereceram bacon confeitado algumas vezes no ano passado, e isso me fez pensar numa sequência de ingredientes.

O bacon, afinal, é um primo próximo da banha de porco, e a banha de porco dá uma contribuição significativa às melhores crostas de torta. (O leitor pode não saber, mas se achar a maioria das crostas de torta decepcionante é por falta de banha de porco, ou manteiga, ou ambas).

E qualquer um que tenha "acidental", ou intencionalmente, aspergido xarope de bordo sobre seu bacon conhece a afinidade que ele tem com doçura. O que me leva ao seguinte: bacon confeitado e maçãs cozidas, à la mode, sem crostas para criar, um elemento incomumente carnoso e mastigável, uma combinação curiosamente maravilhosa.

Nem é preciso dizer que o leitor deve começar com o melhor bacon que puder conseguir. Frite pedaços pequenos dele até a parte de fora dourar e o bacon soltar um pouco da sua gordura. Nesse ponto, adicione um pouco de açúcar, o que carameliza ainda mais o exterior, enquanto o interior retém parte de sua integridade carnosa. Lembre-se de que o açúcar passa de caramelo a queimado muito rapidamente, por isso é bom ficar atento. É preciso que o açúcar derreta e cubra o bacon; este ficará mais crocante à medida que esfriar.

Use a gordura do bacon para cozinhar as fatias de maçã, com um pouco mais de açúcar. Você decide o tempo de cozimento das maçãs; eu gosto delas tenras, mas você pode encurtar o tempo de cozimento se preferi-las um pouco crocantes, ou pode deixá-las cozinhar mais tempo, se gostar mais de uma consistência de molho de maçã. De novo, não deixe o açúcar queimar, e mexa constantemente as maçãs; elas ficarão com uma coloração melhor.

Eu prefiro sorvete de baunilha aqui, mas às vezes algo um pouco crocante - pistache, amêndoa ou noz-pecã - seria igualmente ótimo.

Cubra uma bola ou duas de sorvete com as maçãs e qualquer suco que tenha restado na panela, salpique um pouco do bacon confeitado em cima e aperte-o. Não vejo isso como uma tendência, mas é ótimo para variar.

 

Maçãs com bacon confeitado à la mode

Ingredientes

- 100g de bacon em cubos de 1,5 cm

- 3 a 4 maçãs azedas descascadas e sem caroços cortadas em fatias de 1,5 cm

Sorvete de baunilha

Preparo

Ponha o bacon numa frigideira grande sobre fogo médio e cozinhe até parte da gordura sair e ele começar a dourar nas bordas, 6 a 8 minutos.

Deixe apenas 1 colher de sopa da gordura na frigideira e salpique o bacon com 1 a 2 colheres de sopa de açúcar. Abaixe o fogo e cozinhe, virando os pedaços de bacon de vez em quando, até o açúcar começar a derreter e cobrir o bacon, cerca de 5 minutos.

Ajuste o calor, se necessário, para impedir que o açúcar queime. Quando o bacon estiver escuro, retire-o com uma escumadeira e deixe esfriar sobre papel-toalha.

Adicione as fatias de maçã à gordura de bacon restante na frigideira e cozinhe até começarem a amolecer nas bordas, cerca de 6 a 8 minutos. Adicione o açúcar restante e continue cozinhando até o açúcar derreter e as maçãs estarem bem tenras, mais 5 a 10 minutos.

Sirva as maçãs sobre sorvete, com os sucos restantes na frigideira e o bacon confeitado espalhado por cima.

Use um limão, cortado em fatias finas e outro dividido em quatro partes para servir, e 12 ou mais ramos frescos de tomilho e um pouco de tomilho fresco picado para decorar.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.