Bancos lançam nova ferramenta para combater hackers, diz Wall Street Journal

Um grupo de empresas de segurança eletrônica, financiadas por grandes bancos, planeja lançar uma plataforma que permitirá que companhias financeiras se comuniquem mais rapidamente sobre potenciais invasões eletrônicas, segundo o Wall Street Journal.

REUTERS

04 Novembro 2014 | 12h35

O lançamento ocorrem na sequência de ataques eletrônicos contra alguns grandes bancos no mês passado, nos quais os sistemas de computadores do JPMorgan Chase & Co's foram invadidos expondo informações de contato de cerca de 73 milhões de famílias e 7 milhões de pequenas empresas.

O grupo captou recursos de 16 bancos incluindo o JPMorgan, Citigroup, BB&T e o U.S. Bancorp, para ajudar a liderar a investida, de acordo com o jornal.

O produto, chamado de "Soltra Edge", está sendo lançado pela Financial Services Information Sharing Analysis Center (FS-ISAC, na sigla em inglês) e a Depository Trust & Clearing Corp (DTCC, na sigla em inglês). O produto está em desenvolvimento há mais de um ano e deve ser lançado no mês que vem, segundo o jornal.

Uma versão piloto do Soltra foi usada para disseminar as informações recebidas pela FS-ISAC vindas do JPMorgan após a invasão, segundo o jornal, citando fontes.

A Soltra, que oferece uma versão gratuita além de uma paga, ajudará no acompanhamento de informações sobre ameaças dentro de segundos, disse à Reuters um porta-voz da Soltra.

A FS-ISAC e a DTCC não puderam ser encontradas de imediato para comentar.

(Por Rishika Sadam)

Mais conteúdo sobre:
TECH BANCOS HACKERS*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.