BC anuncia pesquisa de demanda por swap cambial reverso

O Banco Central anunciou nesta quinta-feira a realização de uma pesquisa de demanda por contratos de swap cambial reverso.

REUTERS

13 de janeiro de 2011 | 18h39

A pesquisa será realizada entre 18h e 18h30, com resultado a partir das 19h, de acordo com o BC. Se confirmado, o leilão será realizado na sexta-feira.

Nos últimos dias, cresceram as apostas do mercado de que a autoridade monetária retomaria a oferta de swap reverso, em meio à queda continuada do dólar frente ao real, mesmo com a série de medidas do governo para tentar conter essa tendência.

O swap cambial reverso é um derivativo oferecido pelo Banco Central que funciona como uma compra futura de dólares pela autoridade monetária. Com a operação, o BC paga ao mercado um rendimento em juros e recebe em troca a variação cambial do período de duração do contrato.

O instrumento foi usado pelo Banco Central pela primeira vez em fevereiro de 2005, com o objetivo na ocasião de acelerar a redução da exposição cambial do governo.

A última vez que o BC promoveu uma consulta no mercado sobre interesse por papéis dessa espécie aconteceu em julho. Mas, na ocasião, a sondagem foi informal.

(Reportagem de Silvio Cascione)

Tudo o que sabemos sobre:
CAMBIOBCSWAP*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.