Bebê urso desencadeia ´boom´ comercial na Alemanha

A "Knutmania" registrada em Berlim desde a apresentação do filhote de urso polar Knut no jardim zoológico desencadeou um "boom" comercial de produtos relacionados ao pequenoAnimal.Já estão esgotados os 2.400 bichos de pelúcia que o zoológico colocou à venda na sexta-feira passada, dia da "apresentação à sociedade" do filhote, informou nesta terça-feira o jornal alemão Berliner Zeitung.Os responsáveis do zôo anunciaram que colocarão à venda "logo que possível" mais 5.000 ou 10.000 bichos de pelúcia, devido à grande procura pelo produto. Também pretendem lançar ao mercado postais, bolsas, DVDs, CDs, chaveiros e camisetas, entre outros produtos.O jardim zoológico decidiu proteger legalmente a "marca Knut", para evitar que empresas façam negócios às custas do bebê urso sem que isso repercuta na arrecadação do zôo.Os responsáveis acreditam que Knut se tornará um ímã para atrair visitantes ao jardim zoológico, situado no coração da capital alemã.O zoológico de Tiergarten espera superar este ano, graças ao magnetismo de Knut, a marca de 2,5 milhões de visitantes. No final de semana passado, 30.000 pessoas foram a este zôo ver o urso polar mais popular da Alemanha.Os responsáveis do zôo de Berlim não foram os únicos queperceberam o potencial de Knut, o urso polar de quase quatro meses repudiado pela mãe e criado pelo tratador.O ministro do Meio Ambiente alemão, Sigmar Gabriel, decidiuapadrinhar oficialmente o bebê urso, e o usará como símbolo das conseqüências da mudança climática na próxima conferência mundial sobre proteção das espécies, que acontecerá em 2008, em Bonn. Gabriel anunciou que Knut "receberá" para se transformar emsímbolo da conferência, como uma "estrela do pop". Além disso, o Ministério do Meio Ambiente alemão assumirá por um ano o custeio completo da alimentação de Knut e parte das outras despesas.As empresas também viram em Knut um filão para fazer negócios. A empresa alemã de ringtones Jamba já colocou à venda vários produtos com toques polifônicos e fotografias do pequeno urso polar para colocar no celular.A "Knutmania" também chegou ao terreno musical. A gravadora Pool Music lançou ao mercado 6.000 singles da música em alemão Knut ist gut, que em pouco tempo terá versões em italiano, inglês e francês. A empresa de guloseimas Haribo lançará um novo produto no formato de Knut, e a empresa têxtil C&A avalia também colocar roupas com o ursinho.Knut é o primeiro urso polar em 33 anos a sobreviver no zôo de Berlim e o primeiro nos 160 aos de história do parque que consegue vingar apesar de ter sido rejeitado pela mãe.

Agencia Estado,

27 de março de 2007 | 15h39

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.