Blecaute de 15/12 começou com desligamento em hidrelétrica de Furnas

A queda no fornecimento de energia elétrica que atingiu algumas regiões do país no sábado (15) foi iniciada por um desligamento na usina hidrelétrica Itumbiara, da empresa Furnas, do grupo Eletrobras, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) nesta segunda-feira.

Reuters

17 Dezembro 2012 | 15h47

Com o desligamento de unidades geradoras da usina, às 17h55 do sábado, e "em função do arranjo da subestação Itumbiara", ocorreram diversos outros desligamentos e cortes de cargas que atingiram 12 estados, informou o ONS em nota.

"Além da perda dos 5 mil megawatts (MW) do sistema Norte/Nordeste, houve o desligamento de algumas usinas termelétricas por subfrequência, em um montante de cerca de 3 mil MW... Os desligamentos ocorridos nos sistemas de transmissão de suprimento aos estados provocaram cortes adicionais de carga localizados, que totalizaram cerca de 1.500 MW", informou o ONS.

Segundo o ONS, cerca de trinta minutos após a ocorrência, aproximadamente 50 por cento das cargas do sistema Sudeste/Centro-Oeste e todas as cargas da região Sul estavam restabelecidas e, cerca de uma hora após a ocorrência, 90 por cento das cargas da região Sudeste/Centro-Oeste tiveram suprimento normalizado.

O ONS informou que as causas do evento estão sendo investigadas e que realizará reunião técnica com a participação dos agentes envolvidos, para identificar o problema.

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, Nelson Hubner, disse a jornalistas, nesta segunda-feira, que o arranjo da subestação Itumbiara "está desatualizado".

(Por Anna Flávia Rochas e Leonardo Goy)

Mais conteúdo sobre:
ENERGIA APAGAO FURNAS*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.