BMW ameaça desistir de plano de fábrica no Brasil

A BMW ameaçou nesta terça-feira desistir dos planos de construir uma fábrica de montagem de veículos no Brasil se novas medidas impostas pelo governo impedirem a produção lucrativa no país.

REUTERS

13 Março 2012 | 09h49

"Não iremos para o Brasil para termos prejuízo", disse diretor de produção da BMW, Frank-Peter Arndt, a jornalistas durante reunião anual do grupo.

Atualmente, os planos da montadora de carros de luxo envolvem a construção de uma fábrica em São Paulo ou Santa Catarina.

Em janeiro, uma fonte no Brasil afirmou que a montadora estava nos estágios finais de escolha do local de sua primeira fábrica na América Latina, com uma decisão esperada para fevereiro. Desde o ano passado a empresa vem negociando a instalação da unidade no país.

A própria montadora vinha afirmando que esperava uma decisão sobre a fábrica para o fim de 2011, mas a elevação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de veículos importados, anunciada em setembro pelo governo, teria atrasado o processo .

As vendas da BMW no Brasil em 2011 somaram 12.074 unidades, salto de 42 por cento sobre os 8.534 veículos emplacados em 2010, em meio ao crescimento da economia e aumento da renda da população.

(Por Irene Preisinger)

Mais conteúdo sobre:
AUTOSBMWFABRICABRASIL*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.