BNDES aponta investimentos no Brasil de R$850 bi entre 2011-2014

Um estudo inédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aponta que serão investidos no Brasil cerca de 850 bilhões de reais entre 2011 e 2014, afirmou o presidente da instituição, banco, Luciano Coutinho.

REUTERS

10 de maio de 2010 | 14h29

Ele explicou que o estudo é uma atualização de um levantamento feito antes da crise que apontava para investimentos de 770 bilhões de reais no Brasil entre 2010 e 2013.

Coutinho afirmou que o novo estudo já sinaliza uma recuperação do setor exportador brasileiro que pretende expandir seus investimentos no período.

"Há um aumento dos investimentos tanto na indústria, quanto na infra-estrutura. O volume quadrienal hoje já supera o volume de investimentos pré-crise", disse Luciano Coutinho a jornalistas após evento no Hotel Copacabana Palace.

"A novidade é que os investimentos para o mercado externo, ou seja as exportações, já começam a dar sinais de recuperação em função do preço das commodities estar bem e as exportações para a área também estarem indo muito bem", acrescentou Coutinho.

O executivo afirmou que se este mapeamento se concretizar, os investimentos no Brasil irão crescer em média 10 por cento ao ano no quadriênio 2011/2014.

Coutinho disse que o banco fará uma maior publicidade do mapeamento em breve, mas adiantou que uma das alavancas do investimento será o setor de petróleo e gás e em segmentos voltados para o mercado interno, além de um aumento de escala de investimento em ferrovias e rodovias.

Só o setor de infra-estrutura deve abocanhar investimentos de 310 bilhões de reais ante 270 bilhões de reais no último levantamento feito em agosto de 2008.

(Por de Rodrigo Viga Gaier)

Tudo o que sabemos sobre:
BNDESINVESTIMENTO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.