Bolo musse

Denise da Silva Moraes, cozinheira de Claudia Desgualdo

Lucinéia Nunes, O Estado de S.Paulo

23 Abril 2009 | 02h49

Qualquer pessoa pode desenvolver habilidades na cozinha, mas o ?dom?, aquela mão boa para a coisa, é mesmo inato. E a cozinheira Denise da Silva Moraes faz parte desse time privilegiado. Aos 42 anos, conta que começou a cozinhar aos 16, e não parou de colecionar receitas. Mas também aprendeu a criar as próprias. Seus bolos, doces e salgadinhos sempre renderam muitos elogios. Foi por isso que, depois de 20 anos trabalhando em casas de família, Denise passou a vender seus quitutes por encomenda. Porém não abandonou a casa da designer de interiores Claudia Semerdjian Desgualdo, onde foi a cozinheira oficial por 12 anos e até hoje é convocada para preparar suas especialidades. "A Denise faz pratos ótimos, como o estrogonofe light de frango, que leva iogurte, e o lagarto com quiche de queijo branco servido com vagens na manteiga", disse Claudia. Mas são os bolos que "enlouquecem" a família. "Cada um dos três filhos da Claudia tem o seu preferido. A Fernanda adora o de coco e para o Gustavo tem de ser de chocolate. Já no aniversário da Paula não pode faltar o bolo musse", contou Denise, enquanto oferecia um pedaço generoso à equipe do Paladar. Humm... Fofo, úmido e doce na medida. "Não pode colocar a gelatina quente, senão desanda", avisou a cozinheira.

Ingredientes

Para a massa: 1 xícara de leite; 1 xícara de óleo; 2 ovos; 2 xícaras de farinha de trigo; 1 xícara de açúcar; 1 xícara de chocolate em pó; 1 colher (sopa) de fermento

Para a musse: 4 ovos; 1 pacote de gelatina de morango em pó; 100g de margarina; 10 colheres (sopa) de chocolate em pó; 1 lata de creme de leite; 1 colher (sopa) de essência de baunilha; 1 lata de leite condensado cozido; raspas de chocolate

Preparo

Massa: Bata no liquidificador apenas os ingredientes líquidos. Acrescente os demais e misture bem com uma colher. Coloque a massa em uma forma untada com manteiga e polvilhada com farinha. Asse em forno médio preaquecido.

Musse: Bata as claras em neve e reserve. Na batedeira, coloque as gemas e a manteiga e bata bem. Acrescente o leite condensado cozido e o chocolate e bata mais um pouco. Hidrate a gelatina em meia xícara de água e aqueça em banho-maria até derreter. Espere esfriar e adicione a gelatina à mistura mexendo com uma colher. Coloque o creme de leite, a baunilha e as claras em neve. Misture até ficar homogêno e leve à geladeira por 20 minutos.

Finalização: Corte o bolo em três partes, recheie duas camadas com musse e cubra com o restante do creme. Decore com raspas de chocolate.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.