12 de dezembro de 2012 | 14h43
A companhia deve fechar 2012 com crescimento de vendas no conceito mesmas lojas --que considera aquelas em operação há pelo menos 12 meses-- entre 7 e 8 por cento. "Em 2013 (a expansão) deve ficar em torno de 8 por cento", disse o presidente-executivo da BR Malls, Carlos Medeiros, em encontro com analistas e investidores, nesta quarta-feira.
Neste ano até setembro, as vendas de mesmas lojas acumulam alta de 7,3 por cento.
A empresa tem programadas para o próximo ano inaugurações de três expansões e de um novo shopping, como parte do plano de desenvolver entre dois e três novos projetos por ano, em média, nos próximos cinco anos.
Para manter esse ritmo de crescimento, a companhia planeja manter a estratégia de realizar fusões e aquisições, segundo Medeiros.
"Desde 2008 somos a companhia que mais desenvolveu shoppings e vamos continuar sendo... vamos continuar crescendo muito por fusões e aquisições", afirmou o executivo. Considerando aquisições de empreendimentos e de participação em shoppings, a empresa já realizou 50 operações.
"Temos capital para fazer essas aquisições... somos a empresa (do setor) que está mais bem posicionada para isso", acrescentou.
A BR Malls planeja investir 526 milhões de reais em expansões e novos projetos em 2013, o que equivale a um aumento de 16 por cento ante os 453 milhões desembolsados neste ano. Já em 2014, o valor deve ser de aproximadamente 277 milhões de reais.
Os valores, segundo o vice-presidente financeiro, Leandro Lopes, não consideram possíveis aquisições. Este ano, a administradora destinou 541 milhões de reais a três aquisições e dois aumentos de participação.
Ainda entre as metas traçadas para 2013, a BR Malls planeja elevar a receita originada de aluguéis, com aumento dos valores em novos contratos e renovações.
"Temos muito espaço ainda para aumentar aluguel (de shoppings)", disse Medeiros, referindo-se ao valor menor praticado pela BR Malls em relação a concorrentes. "Também vamos usar nossa escala para reduzir os custos condominiais".
Segundo o executivo, a companhia deve fechar este ano com alta de cerca de 9 por cento em aluguéis mesmas lojas, enquanto para 2013 a previsão é de aumento entre 8 e 10 por cento. "Vamos tentar crescer em linha com este ano", disse.
A empresa considera ainda reciclar seu portfólio por meio da venda de participações minoritárias em projetos. A BR Malls tem atualmente 51 shoppings em operação no país.
(Por Vivian Pereira)
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.