
12 de março de 2012 | 12h12
Por outro lado, aquelas áreas em estágios de desenvolvimento voltaram a sentir a escassez de chuvas, que já provocou uma quebra de safra expressiva em 11/12 -a AgRural estima uma colheita de 68 milhões de toneladas, cerca de 5 milhões abaixo do número inicial da consultoria.
"A semana de tempo mais seco em praticamente todo o Brasil foi ruim para as poucas lavouras ainda em desenvolvimento no país, mas favoreceu o andamento da colheita da safra 2011/12 de soja", relatou a consultoria.
De acordo com levantamento da AgRural, 46 por cento da área brasileira estava colhida até sexta-feira, ante 37 por cento uma semana antes. A colheita está avançada ante os 31 por cento no mesmo período de 2011 e contra os 37 por cento na média de cinco anos.
À medida que os trabalhos avançam, cresce o volume de soja que deverá ser destinada para a exportação. Em março, estima-se que mais de 5 milhões de toneladas poderiam ser exportadas, com base na programação dos navios nos portos.
O Mato Grosso, maior produtor brasileiro, lidera os trabalhos, tendo colhido 79 por cento de sua área.
"Com predomínio de sol em quase todo o Estado, a colheita teve um salto semanal de 16 pontos percentuais, o que colocou o índice de colheita bem à frente dos 54 por cento apurados um ano atrás e dos 69 por cento da média de cinco anos", observou a AgRural sobre o Mato Grosso.
Em outros Estados, os trabalhos também estão avançados.
No Paraná, segundo produtor brasileiro, a colheita atingiu 42 por cento da área, ante 34 por cento há uma semana, 35 por cento em 2011 e 43 por cento na média.
No Nordeste, a AgRural nota uma estiagem na Bahia, onde 10 por cento da área está colhida, à frente dos 3 por cento de um ano atrás.
"Alguns pontos não registram chuvas significativas já há 30 dias. Acredita-se que 30 por cento da área plantada com soja apresente algum problema, em maior ou menor grau, devido à falta de umidade", disse a consultoria, sem estimar perdas.
Nos demais Estados, que seguem sem grandes problemas, a colheita chegou a 25 por cento no Maranhão e 12 por cento no Piauí.
Nesta semana, o clima deve ficar mais chuvoso no Sudeste e Centro-Oeste, segundo a Somar Meteorologia. Mais ao Sul, no entanto, volta um período de tempo mais seco.
(Reportagem de Roberto Samora)
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.