Brasil já colheu quase metade da área de soja, diz AgRural

Com o tempo mais seco na semana passada, a colheita de soja do Brasil da temporada 2011/12 avançou na maior parte do país, já tendo sido realizada em quase metade da área produtora, informou a AgRural nesta segunda-feira.

REUTERS

12 Março 2012 | 12h12

Por outro lado, aquelas áreas em estágios de desenvolvimento voltaram a sentir a escassez de chuvas, que já provocou uma quebra de safra expressiva em 11/12 -a AgRural estima uma colheita de 68 milhões de toneladas, cerca de 5 milhões abaixo do número inicial da consultoria.

"A semana de tempo mais seco em praticamente todo o Brasil foi ruim para as poucas lavouras ainda em desenvolvimento no país, mas favoreceu o andamento da colheita da safra 2011/12 de soja", relatou a consultoria.

De acordo com levantamento da AgRural, 46 por cento da área brasileira estava colhida até sexta-feira, ante 37 por cento uma semana antes. A colheita está avançada ante os 31 por cento no mesmo período de 2011 e contra os 37 por cento na média de cinco anos.

À medida que os trabalhos avançam, cresce o volume de soja que deverá ser destinada para a exportação. Em março, estima-se que mais de 5 milhões de toneladas poderiam ser exportadas, com base na programação dos navios nos portos.

O Mato Grosso, maior produtor brasileiro, lidera os trabalhos, tendo colhido 79 por cento de sua área.

"Com predomínio de sol em quase todo o Estado, a colheita teve um salto semanal de 16 pontos percentuais, o que colocou o índice de colheita bem à frente dos 54 por cento apurados um ano atrás e dos 69 por cento da média de cinco anos", observou a AgRural sobre o Mato Grosso.

Em outros Estados, os trabalhos também estão avançados.

No Paraná, segundo produtor brasileiro, a colheita atingiu 42 por cento da área, ante 34 por cento há uma semana, 35 por cento em 2011 e 43 por cento na média.

No Nordeste, a AgRural nota uma estiagem na Bahia, onde 10 por cento da área está colhida, à frente dos 3 por cento de um ano atrás.

"Alguns pontos não registram chuvas significativas já há 30 dias. Acredita-se que 30 por cento da área plantada com soja apresente algum problema, em maior ou menor grau, devido à falta de umidade", disse a consultoria, sem estimar perdas.

Nos demais Estados, que seguem sem grandes problemas, a colheita chegou a 25 por cento no Maranhão e 12 por cento no Piauí.

Nesta semana, o clima deve ficar mais chuvoso no Sudeste e Centro-Oeste, segundo a Somar Meteorologia. Mais ao Sul, no entanto, volta um período de tempo mais seco.

(Reportagem de Roberto Samora)

Mais conteúdo sobre:
COMMODS SOJA AGRURAL*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.