Brazil Summary

Os mortos pelas chuvas que devastaram a região serrana do Rio de Janeiro na semana passada já são 633, segundo informações da Defesa Civil estadual em balanço divulgado na noite de domingo. Equipes de resgate, com apoio de tropas das Forças Armadas, continuam a buscar por vítimas nos escombros deixados por soterramentos e deslizamentos de terra e as autoridades agora se preocupam também com a possibilidade de propagação de doenças o que pode agravar ainda mais a tragédia, uma das maiores da história do Brasil.

MORTOS, REUTERS

17 de janeiro de 2011 | 11h27

ENTREVISTA-HRT recebe 1a sonda e busca mais duas no mercado

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A primeira sonda da HRT que vai perfurar a bacia do Solimões mal acabou de chegar ao Brasil e o presidente da empresa, Márcio Mello, já foi ao mercado em busca de mais duas unidades para o primeiro trimestre de 2011. "Até julho teremos seis sondas perfurando no Solimões", disse Mello à Reuters, elevando a previsão inicial de quatro para seis sondas na campanha dos 21 blocos que possui na bacia em plena floresta amazônica.

Educação e ônibus pesam na inflação em semana de Copom

SÃO PAULO, 17 de janeiro (Reuters) - O reajuste sazonal dos preços de educação somado à elevação da tarifa de ônibus urbano em São Paulo aumentaram a pressão sobre os índices de inflação de meados de janeiro, enquanto o mercado elevou mais uma vez a projeção para a taxa de 2011 na semana em que o Banco Central deve retomar o ciclo de aperto monetário. O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) avançou 1,06 por cento na segunda prévia de janeiro, após alta de 0,92 por cento na primeira. Os custos de Educação aceleram a alta para 2,43 por cento ante 1,46 por cento, e os de Transportes avançaram 1,49 por cento agora, comparado a 0,91 por cento.

Dilma vai recomeçar processo de escolha de caças

BRASÍLIA (Reuters) - A presidente Dilma Rousseff decidiu adiar a escolha do fornecedor de jatos de combate da Força Aérea e vai reavaliar todas as ofertas finalistas para buscar novas garantias e acertar questões sensíveis como transferência de tecnologia, disseram fontes com conhecimento da decisão à Reuters. A decisão marca uma reviravolta no processo, uma vez que o antecessor de Dilma, Luiz Inácio Lula da Sailva, repetidamente expressou preferência pela oferta da francesa Dassault e seus jatos Rafale. Mas Lula deixou o governo sem tomar uma decisão, deixando-a a cargo de Dilma.

Embraer vai revisar 43 jatos de combate AMX da FAB

SÃO PAULO (Reuters) - A Embraer anunciou nesta segunda-feira que assinou contrato com o Comando da Aeronáutica para revisão de 43 jatos de combate AMX da Força Aérea Brasileira (FAB). O acordo complementa contrato de 2003 para a modernização dos caças AMX. Esse acordo tinha como foco a atualização dos sistemas eletrônicos dos AMX, que começaram a ser operados pela FAB há 20 anos.

Alimentos arrefecem e IGP-10 tem alta menor no mês

SÃO PAULO (Reuters) - A inflação medida pelo Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) desacelerou fortemente neste mês, em razão da diminuição da forte pressão dos alimentos, que vinham pesando nos últimos meses em razão de problemas climáticos e de oferta. A alta foi de 0,49 por cento em janeiro, ante 1,27 por cento em dezembro, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta segunda-feira.

Inflação pelo IPC-S acelera na 2a semana de janeiro

SÃO PAULO, 17 de janeiro (Reuters) - O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) avançou 1,06 por cento na segunda prévia de janeiro, após alta de 0,92 por cento na primeira, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta segunda-feira. Cinco dos sete grupos apurados tiveram aceleração no período, com destaque de alta para Educação, leitura e recreação, que teve variação de 2,43 por cento nessa leitura, ante 1,46 por cento antes.

Mortes por chuvas no Rio superam 600

NOVA FRIBURGO (Reuters) - Chuvas que devastaram a região serrana no norte do Rio de Janeiro mataram ao menos 626 pessoas, informou a Defesa Civil neste domingo, enquanto previsões de mais chuvas e temores de surtos de doenças pairavam em meio às operações de resgate. Quase cinco dias depois que as chuvas provocaram enchentes e deslizamentos massivos de terra em um dos piores desastres naturais ocorridos no país, o número de mortes continua a aumentar à medida que equipes de resgate retiram corpos enterrados pelos rios e pela lama e chegam às áreas mais remotas.

Muitos ainda estão desaparecidos no RJ; críticas aumentam

TERESÓPOLIS (Reuters) - Dezenas de sobreviventes das enchentes, desesperados por notícias de parentes desaparecidos, fizeram fila em frente ao necrotério no município de Teresópolis neste sábado, e críticas à resposta das autoridades para um dos maiores desastres naturais do país estão aumentando. Quase quatro dias depois que as chuvas provocaram enchentes e gigantescos deslizamentos de terra, autoridades da cidade serrana ainda estão lutando para lidar com a grandeza da catástrofe que matou ao menos 599 pessoas na região norte do Rio de Janeiro, segundo balanço do governo divulgado às 17h50 (horário de Brasília).

Devastado, Campo Grande não tem esperança de achar sobreviventes

TERESÓPOLIS (Reuters) - Com os olhos vermelhos de tanto chorar, Lourdes Rocha da Silva balançou a cabeça em meio ao cenário surreal de destroços, pedras gigantes e montanhas de lama que soterraram dezenas de vizinhos dela. "Isso aqui era tudo casa", disse, ainda em choque pelo episódio da madrugada de quarta-feira, quando uma avalanche de água e terra devastou a localidade de Campo Grande, na cidade de Teresópolis.

Tudo o que sabemos sobre:
SUMMARY*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.