Britânico troca de identidade com gêmeo e escapa da prisão

Simon e Mark MacLellan, de 27 anos, não eram idênticos e estavam detidos por crimes diferentes.

BBC Brasil, BBC

11 Julho 2009 | 15h18

A polícia do condado de Hampshire, na Grã-Bretanha, lançou uma operação de busca neste sábado para tentar encontrar um homem que escapou da prisão ao trocar de identidade com seu irmão gêmeo.

Simon e Mark MacLellan, gêmeos não-idênticos de 27 anos, estavam presos na cidade de Winchester, no sul da Inglaterra - o primeiro, por envolvimento em um assalto com agressão física, e o segundo, por um crime menos grave.

Mark seria julgado na tarde de sexta-feira, mas deu sua identidade a Simon ainda na prisão.

Na corte, o juiz liberou Simon pensando se tratar de Mark, após uma sentença o condenando a realizar trabalhos comunitários.

Funcionários da prisão só se deram conta do erro na noite da sexta-feira.

Distância

A polícia agora está interrogando familiares e amigos dos gêmeos.

Policiais também estão recomendando que as pessoas não se aproximem de Simon MacLellan, caso o encontrem, porque ele "pode ser violento".

"MacLellan tem um histórico de violência e não deve ser abordado sob circunstância alguma", disse a investigadora Joanne Smith.

O Ministério da Justiça britânico divulgou um comunicado neste sábado reconhecendo o erro e reiterando a ação da polícia.

"A prisão está tratando do caso como uma fuga e será realizada uma investigação interna para saber como isso foi possível", afirma o documento.

Simon MacLellan seria julgado em agosto.

Não foi divulgado mais detalhes dos crimes que ele e seu irmão cometeram. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.