C40 ressalta papel de cidades para soluções ambientais

A Cúpula C40 de Grandes Cidades foi encerrada hoje com a assinatura da Declaração de São Paulo, documento que formaliza a reivindicação dos prefeitos de várias cidades do mundo por mais espaço na definição de políticas públicas sobre mudanças climáticas e acesso a financiamento de projetos na área ambiental. A declaração foi assinada, em São Paulo, pelo prefeito paulistano, Gilberto Kassab, e pelo prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, que também preside a Rede C40. O documento será apresentado aos países membros da Organização das Nações Unidas (ONU).

CIRCE BONATELLI, Agência Estado

02 Junho 2011 | 20h50

Na declaração, os 57 prefeitos integrantes da Rede C40 pedem mais atenção para a importância das cidades nas iniciativas de adaptação às mudanças climáticas e mitigação de efeitos. Eles pedem, ainda, que os governos federais reforcem o poder das prefeituras na formulação de políticas públicas. "É das nossas cidades que vão sair as soluções para os problemas das mudanças climáticas", disse Kassab.

Segundo o documento, as cidades querem ser consultadas para a definição de metas ambientais e para inclusão em oportunidades de financiamento oferecidas pelos órgãos internacionais.

O prefeito de Nova York destacou que o documento também aponta a Conferência das Nações Unidas para Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que será realizada no Rio de Janeiro em 2012, para apresentar as iniciativas das cidades na área.

Hoje, os prefeitos de várias cidades reivindicaram participação direta nas próximas edições da Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP). Ontem, na C40, o Banco Mundial formalizou um acordo para que os governos municipais tenham acesso direto ao fundo de US$ 6,4 bilhões da instituição para projetos na área ambiental.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.