Caminhoneiro encontra 246 livros enterrados

SOROCABA - Um caminhoneiro que passeava com o sobrinho anteontem encontrou 246 livros enterrados em uma trilha de Mata Atlântica que circunda a cidade de Tapiraí, na região de Sorocaba, a 136 quilômetros de São Paulo.

José Maria Tomazela, O Estado de S. Paulo

07 de fevereiro de 2012 | 03h03

Entre os exemplares estavam romances de autores brasileiros e estrangeiros, volumes de enciclopédias e livros didáticos. As obras tinham um carimbo da biblioteca municipal da cidade.

O caminhoneiro Everson Cordeiro retirou a terra e recuperou os exemplares. Com um carrinho de mão, levou o achado para a delegacia da Polícia Civil.

Ontem, a secretária de Educação do município, Sandra Regina Pedroso, anunciou a abertura de uma sindicância para apurar o ocorrido. De acordo com ela, a biblioteca da cidade costuma fazer a doação de exemplares repetidos para associações municipais de bairros, mas o descarte de livros não é autorizado.

Uma parte dos exemplares foi doada à biblioteca pela Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), por intermédio de um funcionário que tem propriedade em Tapiraí. A Polícia Civil também abriu investigação para apurar possível dano ao patrimônio público.

No dia 5 de janeiro, cerca de 500 livros didáticos foram encontrados queimados no pátio da Escola Municipal Zezé Sales, em Analândia (SP). Moradores acionaram um vereador, que chamou a polícia. O fato está sendo investigado.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.