Campanha contra a polio também oferece vacina tríplice

Primeira etapa começa no dia 18; imunização contra o sarampo é iniciada mais cedo neste ano em alguns Estados

Lígia Formenti / BRASÍLIA, O Estado de S.Paulo

08 Junho 2011 | 00h00

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite será feita no País no dia 18 e, além da proteção contra paralisia infantil, as crianças receberão reforço da vacina tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola.

A estratégia de associar as duas vacinações é feita a cada quatro anos. Mas, desta vez, a imunização contra o sarampo em São Paulo, Minas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Ceará e Alagoas ocorrerá mais cedo, já na primeira etapa da campanha contra a pólio. Nos demais Estados, a vacinação contra o sarampo será feita na segunda etapa da campanha, a partir de agosto (mais informações nesta página).

A antecipação foi adotada por causa do surto de sarampo na Europa, onde há 6,5 mil casos suspeitos. Desde o início do ano foram confirmados 10 casos no Brasil, todos importados. Desde 2000 não há transmissão da doença no País. Em relação à poliomielite, o Brasil é considerado país livre da doença.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, justificou a escolha dos Estados onde o esforço de imunização será antecipado: eles são os mais populosos, têm maior fluxo de turistas ou apresentam coberturas vacinais abaixo da média do País.

Deverão ser vacinadas contra a pólio crianças menores de 5 anos, mesmo aquelas que já receberam as doses de rotina. Crianças com febre acima de 38°C deverão receber a dose em outro dia. Nos demais casos, o ideal é que os pais questionem o médico sobre a possibilidade de imunização.

Contra o sarampo, devem ser levadas aos postos crianças de 1 a 7 anos, mesmo aquelas já imunizadas.

A expectativa é de que sejam vacinadas 95% de crianças que formam o público-alvo de cada imunizante.

CALENDÁRIO

Polio

1ª etapa: 18 de junho

2ª etapa: 13 de agosto

Sarampo

1ª etapa: 18 de junho a 22 de julho nos Estados de AL, BA, CE, MG, PE, RJ, RS e SP

2ª etapa: 13 de agosto a 16 de setembro nos Estados do AC, AM, AP, DF, ES, GO, MA, MT, MS, PA, PB, PR, PI, RN, RO, RR, SC, SE e TO

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.