Campanha de vacinação contra a gripe inicia hoje

Alvo são idosos a partir dos 60 anos, menores de 2 anos, presidiários, índios, grávidas e profissionais de saúde

ESTADÃO.COM, O Estado de S.Paulo

05 Maio 2012 | 03h04

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa hoje em 65 mil postos de saúde espalhados pelo País. O horário de funcionamento será das 8h às 17h. A meta é imunizar 24,1 milhões de pessoas contra a gripe comum e também o vírus influenza A (H1N1), a gripe suína, até o dia 25 de maio.

A campanha tem como alvo idosos a partir dos 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, grávidas em qualquer período da gestação, população indígena, presidiários e pacientes com comorbidades, mediante indicação médica, além dos profissionais que trabalham nas unidades de saúde que oferecem a imunização.

As crianças que serão vacinadas pela primeira vez deverão tomar duas doses, com intervalo de 30 dias. Aquelas que já receberam uma ou duas doses da vacina no ano passado deverão receber apenas uma este ano. Os demais receberão dose única.

Quem tem alergia à proteína do ovo ou já sofreu reações adversas ao receber doses anteriores da vacina - ou a um dos componentes - deve ter cautela e consultar um médico antes de ir ao posto de vacinação.

Segundo dados do Ministério da Saúde, 84% do público-alvo foi vacinado em 2011. Com isso, os óbitos pelo vírus influenza H1N1 caíram 64%. Ao todo, 53 mortes foram confirmadas, número bem menor em comparação às 148 ocorridas em 2010. Além disso, também houve uma queda de 44% nos casos graves da doença.

A lista dos postos de vacinação da capital e Região Metropolitana da Grande São Paulo pode ser acessada pelo site www.cve.saude.sp.gov.br.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.