Campanha de vacinação contra gripe começa no dia 5 em SP

No próximo sábado, aproximadamente 5,3 milhões de paulistas devem ser imunizados contra a gripe, segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, quando começa a Campanha de Vacinação no Estado. O objetivo principal é vacinar idosos, crianças maiores de seis meses e menores de dois anos, gestantes, indígenas e profissionais da saúde.

AE, Agência Estado

02 Maio 2012 | 12h08

Para garantir que a imunização seja bem-sucedida em relação à abrangência pretendida, a campanha, que termina apenas no dia 25 de maio no Estado, contará com mais de 7 mil postos de vacinação, entre fixos e móveis, além de 3,5 mil veículos, 32 ônibus e cinco barcos, informou a Secretaria. Ao todo serão 41,6 mil profissionais da área da saúde, estaduais e municipais, envolvidos na ação.

A Campanha contra gripe, além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, também vacinará a parcela da população participante contra outros 2 tipos do vírus influenza A (H3N2) e B.

"Vale esclarecer que a vacina não provoca, de maneira nenhuma, gripe em quem tomar a dose, pois é feita de pequenos fragmentos do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção. A imunização contra a gripe é fundamental para evitar complicações respiratórias decorrentes da doença, a exemplo de pneumonias", afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.

Mais conteúdo sobre:
vacinaçãogripecampanhaSP

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.