Caramelo, pirulito e café... com bacon

Doces se dão bem com uma gordurinha

Cíntia Bertolino, O Estado de S.Paulo

01 Outubro 2009 | 04h07

A guloseima sensação nos Estados Unidos está aí ao lado, disposta na simpática caixinha. Mas, antes que as aparências enganem, é preciso dizer que o nome das barras Sir Francis Bacon não é mera homenagem ao filósofo inglês renascentista (nem ao pintor contemporâneo). No caramelo crocante tem bacon, de verdade: pedacinhos que se misturaram ao açúcar e ao amendoim numa combinação defumado-doce-salgado que tem feito sucesso.

Os americanos Bob Coyle e Steve Saari, fabricantes do Sir Francis Bacon, disseram ao jornal The New York Times que não foi fácil chegar à receita, mas o esforço valeu. Tanto que já começaram a fazer uma outra versão do caramelo, com chocolate.

Mas eles não são os únicos a alimentar a nova mania. Bacon e doce nunca estiveram tão próximos. Prova disso são os pirulitos de maple syrup com bacon criados pela Lollyphile; os cupcakes de manteiga de amendoim, chocolate e bacon da 4505 Meats; além do toffee e dos cookies, tudo de bacon. O Paladar publicou uma receita de cookies com gordura de bacon na edição de 29 de janeiro (veja a receita no site). No roll de receitas "exóticas" tem um sorvete de bacon caramelado, criado pelo pâtissier americano David Lebovitz e até café: o latte de bacon e maple syrup, do Pirate Cat Radio Café, em São Francisco, que Anthony Bourdain provou para um episódio de seu programa de TV Sem Reservas.

Há muito tempo chefs brincam de subverter o doce e o salgado. A tendência bacon-doce também nasceu na cozinha dos restaurantes estrelados antes de se popularizar, em guloseimas. Até bem pouco, uma tortinha de ganache de chocolate com crocante de bacon e creme fraîche era a grande atração doce no menu do Gramercy Tavern, de Nova York.

O marshmallow de bacon do Perbacco, em São Francisco, também fez muito sucesso.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.