Casal bósnio escravizou jovem alemã durante oito anos

Vizinhos denunciaram situação depois de observar alemã puxando uma carroça e sendo chicoteada.

BBC Brasil, BBC

28 Maio 2012 | 12h12

Um casal da Bósnia escravizou uma jovem alemã durante oito anos, submetendo-a a espancamentos, fome e trabalhos forçados, segundo a imprensa local.

Segundo promotores locais, a jovem, agora com 19 anos, era proibida de se aproximar de outras pessoas e também de frequentar a escola.

A polícia prendeu o casal no vilarejo de Kalesija, região de Tuzla, na Bósnia-Herzegóvina, depois de uma denúncia dos vizinhos.

Um dos vizinhos do casal disse à imprensa do país que chegou a testemunhar Milenko Marinkovic colocar a jovem para puxar uma carroça e chicoteá-la enquanto ela puxava a carga.

"Eu não podia mais assistir enquanto eles batiam nela e a deixavam passar fome", disse Sead Makalic.

Milenko Marinkovic, de 52 anos, e a esposa dele, Slavojka, de 45, foram detidos no dia 17 de maio sob suspeita de tratar a jovem de forma desumana.

As autoridades não divulgaram o nome da jovem alemã e decidiram manter o caso em segredo até domingo para proteger a jovem e interrogar as testemunhas.

Tortura

A jovem foi encontrada em uma floresta perto de Kalesija.

O casal estaria tentando escondê-la das autoridades e ela pesava apenas 40 quilos quando foi encontrada.

"Eles a submeteram a um tratamento desumano e tortura", disse o porta-voz da polícia Admir Arnautovic à rede pública de televisão FTV, no domingo.

"Eles a mantinham trancada, não permitindo que ela tivesse contato com outras pessoas ou fosse à escola", acrescentou.

Arnautovic disse que a jovem estava desorientada e ferida quando foi encontrada pela polícia.

A imprensa local informou que a menina chegou à Bósnia há oito anos. A mãe da jovem, uma cidadã alemã, foi casada com Marinkovic.

Investigadores interrogaram a mãe da jovem, que teria passado longos períodos no vilarejo onde a menina foi encontrada. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Mais conteúdo sobre:
also alemã escrava casal bósnio

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.