Celtic e Arsenal se enfrentarão na Liga dos Campeões

Os clubes britânicos Celtic e Arsenal disputarão uma vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões depois de serem sorteados na última rodada eliminatória na sexta-feira.

BRIAN HOMEWOOD, REUTERS

08 Agosto 2009 | 17h44

O Celtic, que encarou o Dinamo Moscow na rodada anterior, vai sediar a partida de ida contra o Arsenal, que entra na disputa na última etapa classificatória.

O Atlético de Madri enfrentará o Panathinaikos, e outras disputas incluirão Olympique de Lyon contra Anderlecht e Sporting de Lisboa contra Fiorentina.

O azarão Sheriff Tiraspol, que surpreendeu o Slavia Prague na rodada anterior, foi sorteado contra o Olympiakos, participante tradicional do evento, no confronto entre os campeões de Moldova e Grécia.

A fase de grupos ainda terá um clube da Áustria ou de Israel depois que Salzburgo e Maccabi Haifa, campeões em seus respectivos países, foram sorteados juntos.

A Letônia ou a Suíça também será representada, já que o FK Ventspils foi posto ao lado do FC Zurich, e um time da Bulgária ou da Hungria vai participar depois que Levski Sofia e Debreceni foram sorteados para se enfrentar.

A Uefa introduziu um novo sistema nesta temporada, no qual os times que são campeões em seus respectivos países são mantidos à parte de não-campeões. O sistema pretende dar às nações menores uma chance maior de ser representadas na fase de grupos, já que não têm que enfrentar times não-campeões de países como Inglaterra, Alemanha, Espanha e Itália nas etapas classificatórias.

MAIS CAMPEÕES

"Este novo arranjo vai significar termos pelo menos outros cinco campeões nacionais se juntando aos 13 que já se classificaram diretamente para a fase de grupos", disse David Taylor, secretário-geral da Uefa.

"O formato pode não ser uma grande mudança se comparado a formatos de classificação anteriores, mas de fato enfatiza o aspecto de 'campeões' da Liga dos Campeões da Uefa.

As primeiras partidas de ida serão disputadas nos dias 18 e 19 de agosto e as partidas de volta uma semana depois.

Mais conteúdo sobre:
LIGACAMPEOESCELTICARSENAL*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.