Cem modos de fazer expresso ou coado?! Mark, ‘o original’, sabe

Fotógrafo canadense criador da expressão ‘coffee geek’ gosta tanto de café que se tornou professor da matéria

Janaína Fidalgo,

30 de setembro de 2010 | 08h55

 

O canadense Mark Prince é "o" coffee geek, "o original", como faz questão de frisar. Foi ele quem criou a expressão que designa os supernerds do café. Ops, nerd não: Prince é geek.

"Um amigo me chamava de coffee nerd. Um dia respondi: ‘Sou coffee geek, não coffee nerd.’ O termo pegou. Registrei o domínio CoffeeGeek.com e depois lancei o site", diz em entrevista ao Paladar, de Vancouver.

Fotógrafo e designer gráfico, apaixonou-se pela cultura do café numa viagem à Europa nos anos 90. "Adorei a cena do café na França, ainda que a qualidade da bebida fosse medíocre. Quando cheguei à Itália e tomei meu primeiro expresso de verdade, fiquei completamente viciado."

Em 2000, começou a estudar o café. Fez os cursos profissionais da Specialty Coffee Association of America (SCAA) - de degustação, torrefação, avaliação e métodos de preparo - e também o de barista e de juiz dos campeonatos de barista. As resenhas sobre equipamentos e a obsessão pelo funcionamento perfeito resultaram em contratos para testar máquinas de empresas como a La Marzocco e a fabricante de moinhos Baratza. O hobby virou trabalho. "Fui pioneiro em analisar equipamentos e processos na extração de expresso", diz.

Hoje, além de fotógrafo, designer, consultor e crítico, dá aulas sobre a bebida. No ano passado montou um laboratório em que mostrava mais de cem maneiras de preparar café coado e expresso. "Há dez anos, achávamos que sabíamos tudo sobre café, mas não sabíamos. Agora parece que sabemos muito sobre métodos de preparo, mas em breve vamos olhar para trás e dizer: "Uau, como éramos ignorantes."

 

 

Veja também:

linkLoucos por café

linkEle faz o que for preciso para poder tomar o melhor café

linkGeek ou Nerd ?

link‘Supergeek’ não se contenta com máquinas normais: tem de turbinar 

linkVai torrar em casa? Use a pipoqueira

blog Blog do Paladar

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.