Cemig compra holding de energia Terna por R$2,33 bilhões

A companhia de energia de Minas Gerais anunciou na madrugada desta sexta-feira a compra da holding de transmissão de eletricidade Terna por 2,33 bilhões de reais.

REUTERS

24 Abril 2009 | 07h44

A companhia mineira comprará 173.527.113 ações ordinárias representando aproximadamente 85,27 por cento do capital votante e cerca de 65,86 por cento do capital total da Terna Participações.

O preço da compra da Terna, que atua em 11 Estados do país, corresponde a 40,29 reais por unit da companhia --cada unit é formada por uma ação ordinária e duas ações preferenciais. O valor corresponde a ágio de 27,7 por cento sobre o fechamento das units da Terna na quinta-feira.

A companhia comprada pela Cemig é controlada pela italiana Terna SpA.

A Terna Participações detém a Transmissora Sudeste Nordeste; Novatrans Energia; Empresa de Transmissão de Energia do Oeste; Empresa de Transmissão do Alto Uruguai; Brasnorte Transmissora de Energia e Terna Serviços, que juntas possuem mais de 3.330 quilômetros de linhas de transmissão construídas e 386 quilômetros de linhas em construção.

Com a operação, a Cemig amplia sua rede de transmissão de energia para 9.508 quilômetros, crescimento de 65 por cento. Além disso, a companhia aumentará participação no setor de transmissão brasileiro dos atuais 5,4 para 12,6 por cento.

O fechamento da aquisição e o pagamento estão previstos para 30 de setembro, informou a Cemig em comunicado

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Mais conteúdo sobre:
ENERGIACEMIGTERNA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.