Cerca de 90% de Acre e Rondônia ficam sem energia após desligamentos

Cerca de 90% de Acre e Rondônia ficam sem energia após desligamentos

Problema provocou o desligamento automático das hidrelétricas Jirau, Santo Antônio e São Samuel

Reuters

02 de outubro de 2014 | 14h19

Cerca de 90% do Acre e Rondônia ficaram sem energia na manhã desta quinta-feira, depois que desligamentos automáticos no sistema elétrico resultaram em um corte de aproximadamente 600 megawatts (MW) de carga de energia para os dois Estados, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Os motivos para o desligamento que levaram à interrupção no fornecimento de energia ainda não foram identificados.  

O problema, ocorrido às 9h52, provocou o desligamento automático das hidrelétricas Jirau, Santo Antônio e São Samuel, além de interromper a interligação das usinas do Madeira ao sistema elétrico nacional, informou a assessoria de imprensa do ONS. Também houve o desligamento automático de dois circuitos da linha de transmissão Ji Paraná-Pimenta (RO), segundo o ONS. 

O restabelecimento da distribuição de energia elétrica foi iniciado às 10h31 em Rondônia e às 11h36 no Acre, sendo que o suprimento já está normalizado para essas regiões, segundo o ONS. 

A Eletrobras Distribuição Acre, concessionária que distribui energia naquele Estado, informou por meio de nota que, no Acre, foram atingidos os municípios de Rio Branco, Senador Guiomard, Plácido de Castro, Acrelândia, Epitaciolândia, Brasiléia, Xapuri, Capixaba e Porto Acre, e as localidades de Vila Campinas e Vila do V.

(Por Anna Flávia Rochas)

Mais conteúdo sobre:
ENERGIAAPAGAOACRERONDONIA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.