Cervejarias japonesas anunciam megafusão

União entre a Kirin e Suntory resulta em gigante maior que a Coca-Cola

, O Estadao de S.Paulo

24 Dezembro 2009 | 00h00

Os fabricantes japoneses de bebidas Kirin Holding e Suntory estão a ponto de levar a cabo uma fusão que resultará no nascimento de um gigante mundial, maior até que a americana Coca-Cola e a belgo-brasileira Anheuser-Busch InBev, segundo publicou o diário econômico Nikkei.

A relação de troca de ações será da ordem de 0,7 ação da Suntory para cada ação da Kirin. A família fundadora da Suntory, que controla cera de 90% do capital, deverá ser a principal acionista do novo grupo.

A fusão está prevista para abril de 2011, segundo informa o Nikkei. Contudo, de acordo com um comunicado divulgado pela Kirin Holdings, nenhuma decisão foi tomada a esse respeito, ainda.

A Kirin e a Suntory já haviam anunciado em julho deste ano que as negociações com vistas à fusão já estavam em curso.

Com um volume de negócios combinado de 29 bilhões (o equivalente a US$ 41 bilhões) por ano, a empresa resultante dessa união será quase três vezes maior que seu rival imediato, a fabricante japonesa de cerveja Asahi Breweries. O novo gigante terá tamanho equivalente ao da Pepsico e Kraft Foods.

A Kirin e a Suntory estão presentes em quase todo o mercado de bebidas. Durante 2009 ambas tentaram se expandir por meio de aquisições no Japão e no exterior. A intenção é reagir à queda do consumo de bebidas provocada pela diminuição da população do país.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.