China proíbe uso do Windows 8 em computadores do governo

A China proibiu o uso pelo governo do Windows 8, o mais recente sistema operacional da Microsoft, um golpe para a empresa norte-americana de tecnologia que vem lutando pelas vendas no país asiático.

Reuters

20 de maio de 2014 | 15h24

O Centro de Compras do Governo Central lançou a proibição da instalação do Windows 8 nos computadores do governo chinês como parte de um aviso de uso de produtos que poupam energia, divulgado no seu website na semana passada.

A agência de notícias oficial Xinhua disse que a proibição era para assegurar segurança depois que a Microsoft encerrou suporte para o seu sistema operacional Windows XP, largamente utilizado na China.

"Estamos surpresos em saber sobre a referência ao Windows 8 neste aviso", disse a companhia em comunicado. "A Microsoft tem trabalhado proativamente com o Centro de Compras do Governo Central e outras agências do governo por meio de avaliação de processos para assegurar que os nossos produtos e serviços se adequam a todos os requerimentos de compra do governo".

O governo e a Xinhua não detalharam como a proibição sustenta o uso de produtos que poupam energia ou como assegura segurança.

(Por Paul Carsten e Redação Pequim)

Tudo o que sabemos sobre:
ChinaMicrosoftWindows 8

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.