Cidade americana pega fogo há 50 anos

Governo retirou maior parte dos moradores de Centralia devido a fogo em mina de carvão

BBC Brasil, BBC

08 de agosto de 2012 | 12h18

CENTRALIA - ESTADOS UNIDOS - Um incêndio que começou há 50 anos ainda queima em uma mina de carvão abandonada na cidade de Centralia, nos Estados Unidos.

O fogo começou em um depósito de lixo na pequena cidade do Estado da Pensilvânia e se espalhou, chegando até a mina subterrânea.

Veja vídeo:

Na década de 80 as autoridades retiraram da cidade mais de mil pessoas devido ao medo de gases tóxicos e abertura de buracos.

Os moradores e ex-moradores contam que a cidade era tranquila, sem violência. Mas, o fogo que começou acidentalmente no depósito de lixo e não foi apagado, ficou incontrolável na década de 80, atravessando barreiras de contenção.

E o governo começou a retirar os moradores. Alguns acreditam, no entanto, que o fogo nunca se espalhou pelos subterrâneos da cidade e alegam que o governo quer as terras para mineração.

Os poucos moradores que ficaram desafiaram a determinação do governo na Justiça, alegando que a cidade não está ameaçada pelo fogo. Mas a corte rejeitou este argumento no mês passado.

E, apesar de muitos falarem que o fogo não é uma ameaça imediata, o governo insiste que a ameaça existe. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.