Cidade de SP responde por 12% do PIB brasileiro

O município de São Paulo concentrava 12% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2007, de acordo com levantamento da Fundação Sistema Estadual de Análise (Seade) de dados realizada em conjunto com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado ontem.

ANA CONCEIÇÃO, O Estadao de S.Paulo

17 Dezembro 2009 | 00h00

Para se ter uma ideia da magnitude dessa concentração, o PIB da capital paulista era maior que o de todos os Estados, individualmente. A riqueza paulista é também superior ao PIB de toda a Região Norte e da Centro-Oeste e representa 92% dos bens e serviços produzidos no Nordeste.

No ranking das 30 maiores cidades do Brasil em 2007, 12 são do Estado de São Paulo. Entre as que mostraram ascensão, Campinas entrou para a lista das dez maiores e Sorocaba, para a das 30. Guarulhos e Barueri, na Grande São Paulo, perderam posição na relação nacional de 2007, passando das 8.ª e 9.ª posições, respectivamente, para a 9.ª e 13.ª.

De acordo com o diretor adjunto de Análise da Fundação Seade, Sinésio Pires Ferreira, pequenas mudanças no ranking não são significativas de um ano para outro e podem ser relacionadas à intensificação ou desaceleração da atividade produtiva de cada cidade.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.