Cinco coisas para fazer no bairro do Ibirapuera

Parque atrai paulistanos para atividades esportivas, mas área também abriga diversos museus, como o MAC e o MAM

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

1. Esportes no Ibirapuera – em seus mais de 1,5 mil km², a prática de esportes é uma das atividades principais do parque, que tem pistas para caminhar, correr e andar de bicicleta, além de circuitos e trilhas. O parque tem ainda quadras esportivas e é ponto de encontro para quem curte skate e patins. 

Todos os dias das 5h à 0h

PUBLICIDADE

Fica aberto 24 horas por dia nos fins de semana

Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº (Portão 10) - (11) 5574-5045

2. Museu de Arte Contemporânea (MAC) – em 2013, ganhou nova sede no prédio do antigo Detran, em frente ao Parque do Ibirapuera. Possui em seu acervo de pinturas, pinturas, desenhos, gravuras, fotografias, esculturas, objetos e obras de arte conceitual e arte contemporânea. Entre os artistas estão nomes como Picasso, Matisse, Miró, Kandinsky e Modigliani. 

Terça das 10 às 21 horas, quarta a domingo das 10 às 18 horas

Pavilhão Ciccillo Matarazzo, 3° piso - (11) 5573-9932

Publicidade

3. Museu de Arte Moderna (MAM) – localizado sob a marquise do parque, reúne obras de arte contemporânea brasileira. Entre seus artistas estão nomes consagrados como Cândido Portinari, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral. Possui também uma área de 6 mil metros quadrados ao ar livre, projetada pelo paisagista Burle Marx, com esculturas de artistas brasileiros.

Terça a domingo das 10h às 18h

Av. Pedro Alvares Cabral, s/n° - 11 5085-1300

4. Museu Afro Brasil (MAB) – o museu aborda a cultura e influência africana na sociedade brasileira e funciona desde 2004 no Pavilhão Manoel da Nóbrega. Em seus 11 mil metros quadrados, o MAB tem uma acervo de mais de 6 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje. 

Terça a domingo, das 10h às 17h

Publicidade

Avenida Pedro Álvares Cabral, Parque Ibirapuera - portão 10 - (11) 3320-8900

5. Viveiro Manequinho Lopes – aberto à visitação, o viveiro produz cerca de 800 mil mudas por ano e possui coleções vivas de espécies vegetais, um acervo de mais de 200 espécies diferentes de plantas. O nome é uma homenagem a Manoel Lopes, um apaixonado por botânica, que plantou eucaliptos para tentar drenar a área pantanosa da região do Ibirapuera.

Segunda a sexta, das 7h às 17h

Parque Ibirapuera - portão 7A - (11) 3887–7728

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.