Coleta de lixo em Sorocaba-SP será retomada sábado

A coleta de lixo em Sorocaba (SP), suspensa desde a tarde desta quinta-feira, 10, será retomada nas primeiras horas deste sábado, 11, após acordo entre a prefeitura e a empresa Proactiva, gerenciadora do aterro sanitário de Iperó. Depois de decretar estado de emergência no serviço, a administração municipal reformulou o contrato com a construtora Gomes Lourenço e decidiu assumir o custo do depósito do material no aterro de Iperó. O valor pago à Proactiva será descontado do montante de R$ 2,8 milhões desembolsados, mensalmente, à Gomes Lourenço.

JOSÉ MARIA TOMAZELA, Agência Estado

11 Outubro 2013 | 19h48

Durante o dia, o segundo sem coleta, o lixo se acumulava nas ruas de Sorocaba, na tarde desta sexta-feira. Na Vila Haro, zona leste da cidade, os sacos de lixo ocupavam a calçada e atrapalhavam a passagem dos pedestres. Na Vila Nova Sorocaba, zona norte, cães disputavam restos e espalhavam o lixo pelas ruas. Na região central, o material depositado pelos moradores encheu os contêineres de coleta e extravasou na calçada. Estabelecimentos optaram por estocar o lixo à espera da normalização na coleta.

Na quinta-feira, a Gomes Lourenço não tinha conseguido local para depositar parte coletada das 600 toneladas diárias que a cidade produz. A contratada levava o material para o aterro sanitário da empresa Proactiva, em Iperó, mas havia dez meses não pagava regularmente pelo serviço, de acordo com a empresa. O débito chegou a R$ 5 milhões. Com base numa decisão judicial, a Proactiva notificou o Poder Executivo municipal e barrou a entrada dos caminhões cheios de lixo no aterro. Em consequência, a coleta foi paralisada. Com o acordo, a previsão do Executivo municipal é de que a cidade fique totalmente limpa durante o fim de semana.

Mais conteúdo sobre:
Sorocabaaterro

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.