Com faixas, velocidade de ônibus sobe 45% em SP

A velocidade média dos ônibus de São Paulo teve ganho de 45% após a instalação de 77 trechos de faixas exclusivas na cidade, inauguradas entre 22 de fevereiro e 9 de setembro deste ano. A pesquisa, divulgada nesta quarta-feira, 18, pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e SPTrans, mostra que os veículos passaram, em média, de 14 km/h para cerca de 21 km/h.

EDGAR MACIEL, Agência Estado

18 de setembro de 2013 | 16h25

Segundo a CET, a medição foi feita antes e depois da instalação das faixas exclusivas. Na Avenida Dr. Arnaldo, no bairro Perdizes, por exemplo, a velocidade média era de 6 km/h, no trecho entre a Rua Cardoso de Almeida e Teodoro Sampaio. Após a faixa, a velocidade subiu para 14,5 km/h, um aumento de 143,7%.

Nas marginais também houve melhorias na circulação do transporte público. A velocidade dos ônibus na Marginal Tietê, em toda a extensão da faixa (12,6 km), subiu de 20,4 km/h para 24,7 km/h, crescimento de 21,1%. Já na Marginal Pinheiros, a medição registrou uma velocidade 26,6% superior, atingindo quase 30 km/h.

Desde o início da nova gestão, a Prefeitura de São Paulo realiza a instalação de faixas exclusivas para ônibus em toda a capital. Segundo a CET, já foram instalados pelo menos 169,8 km de faixas.

Mais conteúdo sobre:
ÔnibusfaixasvelocidadeSP

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.