Comissão aprova convocação de Palocci na Câmara

A Comissão de Agricultura aprovou nesta quarta-feira requerimento da oposição para que o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, preste esclarecimentos na Câmara dos Deputados sobre os serviços prestados por sua empresa, a consultoria Projeto.

REUTERS

01 Junho 2011 | 13h20

O requerimento do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), apresentado à comissão nesta quarta, convoca o ministro para explicar "os termos da consultoria prestada pela Projeto a empresas".

O pedido foi aprovado após manobra regimental da oposição, que impediu votação nominal da convocação. O governo tem maior número na comissão e poderia derrubar o requerimento se fossem contados os votos um a um.

Houve discussão entre governistas e oposição sobre como seria a votação, mas ela ocorreu de forma simbólica. O presidente da comissão, Lira Maia (DEM-PA), consultou os integrantes do colegiado: "Os deputados que aprovam permaneçam como estão." Nesse momento, os integrantes da base governista ficaram confusos e não se manifestaram para rejeitar a matéria.

O presidente da comissão, que é da oposição, declarou a votação encerrada e proclamou o resultado: convocação aprovada.

Governistas ainda vão recorrer e questionar a decisão nesta quarta-feira. Pretendem pedir uma nova votação para o requerimento.

Desde que foi divulgado no mês passado um aumento de 20 vezes no patrimônio do ministro em quatro anos, a oposição vem tentando aprovar pedidos em comissões para que Palocci explique seu aumento patrimonial e serviços prestados por sua consultoria.

O governo tinha, até então, derrubado todos os requerimentos. A oposição tenta ainda conseguir assinaturas para instalar uma CPI mista no Congresso.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Mais conteúdo sobre:
POLITICA PALOCCI CAMARA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.